Sistema Metroacústica com equipamentos padrão
G.R.A.S
A G.R.A.S é uma empresa internacionalmente conhecida pela qualidade e confiabilidade dos equipamentos que fornece. A Metroacústica é uma empresa parceira da G.R.A.S. pois utiliza seus equipamentos padrão e acessórios para os sistemas de calibração desenvolvidos. Veja a seguir as opções de equipamentos B&K para as versões PXI e DS dos Sistemas Metroacústica de calibração.
Sistema Metroacústica DS
com equipamentos G.R.A.S.
![](https://static.wixstatic.com/media/3eafa6_a66914af6dde4fe98b78094d69cbf2c2~mv2.jpg/v1/fill/w_420,h_238,al_c,lg_1,q_80,enc_avif,quality_auto/3eafa6_a66914af6dde4fe98b78094d69cbf2c2~mv2.jpg)
Encontre aqui informações gerais relevantes aos serviços de calibração prestados pela Metroacústica. Todos os requisitos técnicos que são verificados nos serviços de calibração pelo Sistema Metroacústica seguem as recomendações do documento orientativo DOQ-CGCRE-052: orientação para calibração de dispositivos de medição em acústica, da Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE), que é o organismo de acreditação de organismos de avaliação da conformidade reconhecido pelo Governo Brasileiro. Neste documento são apresentadas as características mínimas que deveriam ser calibradas por um laboratório brasileiro que realiza a avaliação da conformidade (calibração) de instrumentos de medição de ruído, tais como medidores de nível sonoro, dosímetros de ruído, medidores de exposição sonora, calibradores de nível sonoro e microfones de medição.
Calibração de Medidores de Nível Sonoro Antigos (Decibelímetros)
A avaliação da conformidade do medidor de nível sonoro, também conhecidos como “decibelímetros” e/ou “sonômetros”, é realizada de acordo com sua norma de construção. Para a calibração de medidores de nível sonoros fabricados antes da publicação da norma IEC 61672-1(2002) – “Medidores de Nível Sonoros – Especificações”, são utilizadas as normas IEC 60651(1979) e IEC 60804(1985). É importante salientar que os testes da norma ANSI S1.4 para medidores de nível sonoro são praticamente os mesmos do que os testes das normas IEC citadas anteriormente. Sendo assim um medidor que estiver de acordo com as especificações da IEC, por similaridade também estará de acordo com as especificações da norma ANSI S1.4.
Medidores de nível sonoro são equipamentos fabricados de acordo com normas técnicas que podem ser internacionais, tais como as normas da International Electrotechnical Commissions (IEC), ou nacionais tais com as normas da American National Standards Institute (ANSI - Estados Unidos), da British Standards Institute (BSI - Reino Unido). e da Association Française de Normalisation (AFNOR - França). A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ainda não possui normas relativas a medidores de nível sonoro, por isso no Brasil são utilizadas as normas IEC.
As normas IEC 60651 e IEC 60804 foram muito usadas durante as décadas de 1980 e 1990 para a fabricação de medidores de ruído. Como a vida útil de equipamentos de boa qualidade metrológica pode ser de algumas décadas, ainda hoje existe em perfeito estado muitos destes medidores que foram construídos segundo estas duas recomendações técnicas.
Como a calibração destes equipamentos deve ser realizada de acordo com sua respectiva norma de construção, os Sistemas Metroacústica de calibração também realizam a calibração dos medidores de nível sonoro, conhecidos vulgarmente como "decibelímetros", de acordo as normas internacionais:
IEC 60651(1979) - Medidores de Nível Sonoro
IEC 60804(1985) - Medidores Integradores de Nível Sonoro.
No ano de 2002 estas normas se tornaram obsoletas para a fabricação de equipamentos com a publicação da primeira de uma série de três normas IEC 61672. A fabricação de medidores de nível sonoro a partir de 2002 deveria ser realizada de acordo com os requisitos estabelecidos por esta série de normas mais modernas, que trata de especificações (IEC 61672-1), aprovação de modelo (IEC 61672-2) e verificação periódica (IEC 61672-3) de medidores de nível sonoros, e por este motivo os medidores fabricados hoje em dia devem se basear nas especificações desta norma e não mais nas especificações da IEC 60651.
Por este motivo os Sistemas Metroacústica realizam a calibração de medidores de nível sonoro antigos através dos seguintes testes normalizados:
- Linearidade de Nível
- Curvas de Ponderação em Frequência (A, C e LIN)
- Ponderações Temporais (Fast, Slow e Impulse)
- Detector RMS
- Média Temporal (LAeq)
Calibração de Medidores de Nível Sonoro Novos (Decibelímetros)
A avaliação da conformidade do medidor de nível sonoro, também conhecidos como “decibelímetros” e/ou “sonômetros”, é realizada de acordo com sua norma de construção. Para a calibração de medidores de nível sonoros fabricados após a publicação da norma IEC 61672-1(2002) – “Medidores de Nível Sonoros – Especificações”, são utilizadas as duas edições da norma IEC 61672-3 (1ªEd. 2006 e 2ªEd. 2013).
Como a calibração destes equipamentos deve ser realizada de acordo com sua respectiva norma de construção, os Sistemas Metroacústica de calibração também realizam a calibração dos medidores de nível sonoro de acordo com as duas edições da norma IEC 61672-3.
Sendo assim, os Sistemas Metroacústica realizam a calibração de medidores de nível sonoro novos através dos seguintes testes normalizados:
-
Ruído acústico auto-gerado
-
Linearidade de nível na faixa de referência
-
Linearidade de nível incluindo o controle de faixa
-
Resposta a pulsos tonais (Fast, Slow, SEL e LAeq)
-
Curvas de ponderação em frequência (A, C e Z)
-
Ponderações em frequência e temporais em 1 kHz
-
Indicação de sobrecarga
-
Nível de pico ponderado em C
-
Estabilidade de longa duração (2ªEd. 2013)
-
Estabilidade em nível alto (2ªEd. 2013)
-
Teste acústico com o microfone acoplado
Calibração de Dosímetros de Ruído
Dosímetros de ruído são fabricados principalmente de acordo com normas técnicas da American National Standards Institute (ANSI – Estados Unidos. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ainda não possui normas relativas a dosímetros de ruído.
A avaliação da conformidade que a Metroacústica realiza no dosímetro de ruído é está de acordo com as normas ANSI S1.25 e ANSI S1.4. É importante salientar que o dosímetro é calibrado de acordo com as especificações de classe 2 da norma ANSI S1.4 nos testes referentes às partes do medidor. Estes testes da norma ANSI S1.4 são praticamente os mesmos que os testes das normas IEC 60651 e IEC 60804. Sendo assim um dosímetro que estiver de acordo com as especificações das normas ANSI, por similaridade também estará de acordo com as especificações das normas IEC para medidores de nivel sonoro de classe 2.
A IEC é uma organização internacional normativa que define características construtivas e testes correlatos para equipamentos de medição de várias grandezas físicas. Particularmente a norma IEC 60651 trata de medidores de nível de sonoro e define vários requisitos construtivos para a fabricação de destes equipamentos. A norma IEC 61252 define os requisitos construtivos para a fabricação de medidores de exposição sonora, que também pode ser utilizada para realizar a calibração da dose de ruído.
Nos Estados Unidos as normas ANSI definem as características construtivas de equipamentos destinados à medição de ruído. A ANSI S1.4 define os requisitos construtivos de medidores de nível sonoro e é equivalente à IEC 60651, em relação às especificações. Já para a medição da exposição ao ruído a norma ANSI S1.25 define as características de dosímetros de ruído. Estes são equipamentos com objetivos semelhantes aos medidores de exposição sonora (IEC 61252). Porém os dosímetros de ruído, como o próprio termo sugere, medem a “DOSE”, ao invés de medir a exposição sonora. A dose de ruído expressa em percentual se tornou um parâmetro muito comum para a avaliação do ruído ocupacional nos Estados Unidos.
No Brasil, a caracterização de uma atividade insalubre em relação ao nível de ruído durante uma jornada de trabalho é realizada pela norma regulamentadora NR-15: Atividades e operações insalubres. De acordo com esta norma, é facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade insalubre. Nas perícias requeridas às Delegacias Regionais do Trabalho, desde que comprovada a insalubridade, o perito do Ministério do Trabalho deverá descrever no laudo qual foi a técnica e a aparelhagem utilizadas.
O Anexo 1 da NR-15 define os limites de tolerância para o ruído contínuo ou intermitente. Entende-se por ruído contínuo ou intermitente, para os fins de aplicação de limites de tolerância, o ruído que não seja ruído de impacto.
Segundo a NR-15 os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis (dB) com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. Os tempos de exposição aos níveis de ruído não devem exceder os limites de tolerância estipulados pelo Anexo 1 da NR-15.
A norma NHO-01 – “Avaliação da exposição ocupacional ao ruído”, estabelece critérios e procedimentos para a avaliação ocupacional ao ruído que implique em risco de surtez ocupacional. Este norma estabelece a taxa de troca de 3 dB para a duplicação da dose de ruído.
Os dosímetros de ruído construídos de acordo com a norma ANSI S1.25 são equipamentos amplamente utilizados para avaliar a exposição do trabalhador ao ruído de acordo os critérios que são definidos tanto pela NR-15 quanto pela NHO-01.
Para que o dosímetro seja utilizado de forma eficaz, alguns ajustes nas configurações do aparelho devem ser realizadas:
- O Critério de Duração do dosímetro deve ser ajustado para 8 horas;
- O Critério de Nível do dosímetro deve ser ajustado para 85 dB;
- A Taxa de Troca do dosímetro deve ser ajustada para 5 dB .para avaliação de acordo com norma NR-15 ou para 3 dB para avaliação do rúido ocupacional de acordo com a norma NHO-01.
Um dosímetro que esteja medindo o ruído com estas configurações determinadas anteriormente estará avaliando a exposição do trabalhador ao ruído, mas como parâmetro de medição a “DOSE”.
Os sistemas Metroacústica de calibração foram desenvolvidos com base nas normas técnicas ANSI, pois são documentos normativos aceitos e utilizados em vários países do mundo, incluindo o Brasil. Como a calibração destes equipamentos deve ser realizada de acordo com sua respectiva norma de construção, os sistemas Metroacústica realizam a calibração de dosímetros de ruído de acordo as normas:
ANSI S1.25: 1991 - "Specification for pesonal noise dosemeters"
ANSI S1.4: 1985 - "Specification for sound level meters".
A maioria dos requisitos definidos pela norma somente são verificados na fase de aprovação de modelo, porém alguns deles também devem ser verificados periodicamente. De acordo com o DOQ-CGCRE-052, os sistemas Metroacústica realizam a geração dos sinais normalizados para os seguintes testes:
1. Linearidade de Nível
2. Curvas de ponderação em frequência (A e C)
3. Detector RMS
4. Ponderação temporal (Fast e Slow)
5. Nível Sonoro Médio (LAvg)
6. DOSE (%) - Sinal Estacionário
7. DOSE (%) - Sinal Pulsante
Calibração de Medidores de Exposição Sonora
Medidores de dose de ruído definidos pela norma ANSI S1.25 frequentemente são projetados para indicar a dose de ruído como um valor percentual de um limite legal. O limite e sua definição variam de país para país e estão sujeitos a mudanças. Para facilitar a comparação internacional de registros de exposição sonora com valores numéricos de magnitude conveniente, a IEC 61252 especifica um instrumento que indica a exposição sonora em pascal-quadrado horas (Pa2h). Esta norma também permite uma indicação de exposição sonora com uma unidade que não seja pascal-quadrado horas quando o fabricante especificar um procedimento para converter a indicação em pascal-quadrado horas, por exemplo, em uma indicação de “dose” como uma fração ou um percentual de uma exposição sonora especificada em pascal-quadrado horas.
A aplicação principal para um medidor individual de exposição sonora é a medição da exposição sonora na proximidade da cabeça de uma pessoa; isto é, para avaliar o potencial de perda auditiva de acordo com normas tais como a norma ISO 1999. O microfone de um medidor individual de exposição sonora pode ser usado no ombro, pescoço ou em outra localização próxima a um ouvido.
Os sistemas Metroacústica de calibração de medidores de exposição sonora foram desenvolvidos com base nas normas técnicas IEC, pois são documentos normativos aceitos e utilizados em vários países do mundo, incluindo o Brasil. A maioria dos requisitos definidos pela norma somente são verificados na fase de aprovação de modelo, porém alguns deles também devem ser verificados periodicamente.
De acordo com o DOQ-CGCRE-052 os sistemas Metroacústica realizam a geração dos sinais normalizados para os seguintes testes:
-
Resposta de linearidade a sinais estacionários;
-
Ponderação em frequência;
-
Resposta a sinais de curta duração;
-
Resposta a pulso unipolar.
Calibração de Calibradores Sonoros
O sistema de calibração de calibradores sonoros verifica se as características construtivas do equipamento encontram-se dentro de requisitos estabelecidos. Para a realização da verificação periódica, que também pode ser chamada de “calibração”, a Metroacústica desenvolveu um sistema exclusivo para realizar esta finalidade com exatidão e eficácia.
Os sistemas de calibração baseiam-se na utilização de placas (PXI e USB) de geração/aquisição do fabricante National Instruments. Os softwares proprietários foram desenvolvidos em linguagem LabVIEW e para que os programas sejam executados de forma correta é necessário utilizar um arquivo do Microsoft Excel, que é uma planilha eletrônica modelo. Nesta planilha, antes do início da calibração devem ser selecionadas configuradas algumas características do equipamento que será calibrado, tais como seus níveis gerados com as respectivas frequências, a edição da norma e a classe de exatidão do calibrador que será calibrado.
A International Electrotechnical Commissions (IEC) é uma organização internacional normativa que define características construtivas e testes correlatos para equipamentos de medição de várias grandezas físicas. Particularmente a norma IEC 60942 trata de calibradores sonoros e define vários requisitos construtivos para a fabricação de destes equipamentos.
Os sistemas de calibração foram desenvolvidos com base nas normas técnicas IEC, pois são documentos normativos aceitos e utilizados em vários países do mundo, incluindo o Brasil. A maioria dos requisitos definidos pela norma somente são verificados na fase de aprovação de modelo, porém alguns deles também devem ser verificados periodicamente.
De acordo com o DOQ-CGCRE-052 os sistemas Metroacústica realizam a medição dos sinais normalizados para os seguintes testes:
1. Nível Sonoro Gerado
2. Frequência do Sinal
3. Distorção Harmônica
Microfones de Medição
A calibração de microfones de medição está sendo desenvolvida pela Metroacústica. O método do atuador eletrostático descrito na IEC 61094-6 será utilizado para determinar a resposta em frequência do microfone.
Para maiores informações entre em contato na aba "Fale conosco".